apresentação

coleção Niep-Marx

revista do Niep

atividades

Marx e o marxismo

fórum-Niep

niep-PréK

núcleos marxistas

contato

portal uff

início

 

Coleção NIEP-Marx

A Coleção NIEP-Marx reúne livros inspirados pela perspectiva crítica e totalizante produzidos pelos pesquisadores do grupo e/ou clássicos do marxismo.

Mais que leitores passivos, a Coleção NIEP-Marx espera encontrar interlocutores ativos para um projeto comum de crítica teórica e política da sociedade capitalista e de construção coletiva de alternativas, também teóricas e políticas, que nos permitam ir além desse “fundamento miserável” – o “roubo do tempo de trabalho alheio” – que sustenta o mundo das mercadorias em que vivemos.

PARA ADQUIRIR OS VOLUMES DA COLEÇÃO, ACESSE A PÁGINA DA EDITORA CONSEQUÊNCIA, CLICANDO AQUI


 

TRABALHO, ESTRANHAMENTO E EMANCIPAÇÃO Coleção NIEP – Marx, Volume I

Organizadora: Renake Bertholdo David Neves

 

SINOPSE

Os textos reunidos no presente livro abordam questões e perspectivas diversas concernentes aos mundos do trabalho apoiando-se na plataforma marxista de interpretação das sociedades humanas. A divisão das sociedades em classe, o estranhamento, o sujeito revolucionário, o preço do feijão que comemos e do empréstimo que contraímos no banco... Todos esses temas e muitos outros abordados nos artigos, diretamente relacionados à questão do trabalho, marcam a ferro e fogo a história das sociedades humanas, ontem e hoje.


SOBRE OS AUTORES

João Leonardo Medeiros é Professor da Faculdade de Economia da UFF, José Rodrigues é professor da Faculdade de Educação da UFF, Marcelo Badaró Mattos é professor titular de História do Brasil da UFF, Marcelo Dias Carcanholo é professor da Faculdade de Economia da UFF, Mario Duayer é professor no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UERJ, Paulo Henrique Furtado de Araújo é professor da Faculdade de Economia da UFF, Renake Bertholdo David Neves é doutora em História Social pelo PPGH-UFF, Ronaldo Rosas Reis é professor da faculdade de Educação da UFF.

 

FICHA TÉCNICA

EDITORA: CONSEQUÊNCIA

ASSUNTO: Ciências Sociais, História, Economia, Educação, Marxismo

TAMANHO: 16,0 x 23,0cm

EDIÇÃO: 1ª edição – 2015

PÁGs. 225 LOMBADA: 1,5 cm

ISBN: 9788569437024

PREÇO DE CAPA: R$30,00

 


 

ONTOLOGIA E ESTÉTICA Coleção NIEP – Marx Volume II

Organizadores: Flávio Ferreira Miranda e Rodrigo Delpupo Monfardini

 

SINOPSE

A obra de Marx é hoje, após a nova fase da crise das economias capitalistas que se iniciou em 2008, retomada por um público cada vez mais amplo, como poderosa ferramenta de compreensão da dinâmica expansiva e, ao mesmo tempo, destrutiva do capital. É bom que assim o seja. Mas Marx e o marxismo têm muito mais a dizer sobre muitas outras dimensões da vida social. A começar pela própria discussão da especificidade do ser humano. Uma discussão que nos remete plano da ontologia. Daí que neste volume discussão estética e dimensão ontológica estejam entrelaçadas, buscando apresentar ao leitor algumas das faces menos debatidas, mais significativas, da perspectiva totalizante de entendimento do mundo social apresentada por Marx.
 

SOBRE OS AUTORES

André Guimarães Augusto é professor da Faculdade de Economia da UFF, Flávio Ferreira de Miranda é professor do ITR-UFRRJ, João Leonardo Medeiros é professor da Faculdade de Economia da UFF, Juarez Torres Duayer é professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF, Mario Duayer é professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ, Maurício Vieira Martins é professor de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF, Miguel Vedda é professor titular de Literatura Alemã na Facultad de Filosofía y Letras da Universidade de Buenos Aires.

 

FICHA TÉCNICA

EDITORA: CONSEQUÊNCIA

ASSUNTO: Ciências Sociais, Economia, Filosofia, Marxismo

TAMANHO: 16,0 x 23,0cm

EDIÇÃO: 1ª edição – 2015 PÁGs. 171 LOMBADA: 1,0cm

ISBN: 9788569437031

PREÇO DE CAPA: R$ 30,00

 

volta