apresentação

coleção Niep-Marx

revista do Niep

atividades

marx e o marxismo

fórum-Niep

niep-PréK

núcleos marxistas

contato

portal uff

início

 

anais

chamada de trabalhos

programação

histórico

inscrições

local

organização e apoio

minicurso

início

Chamada de trabalhos

 

 

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx) convida para o Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente. Este ano, o NIEP-Marx propõe uma reflexão acerca de um assunto inegavelmente caro aos marxistas: os momentos explosivos da luta de classes ao longo da história em que rupturas com relação a ordens estabelecidas são – ou ao menos parecem ser – possíveis.

 

Com o tema Insurreições, passado e presente, o evento pretende colocar em debate não só os novos elementos necessários para entender sublevações contra a ordem nesse início de século XXI, como resgatar nas insurreições e revoluções sociais do passado os traços que nos permitem dar sentido à realidade atual.

 

A proposta do evento é desdobrar a discussão do tema geral nos sete eixos diretivos que orientam a chamada de trabalhos:

1. Teoria do valor e antagonismo social

2. A luta libertadora da cultura e da arte

3. Poder, Estado e luta de classes

4. Ciência, Filosofia e ideologia: estranhamento ou emancipação

5. Marxismo, insurreições e revoluções: teoria e história

6. Educação, classe e luta de classes

7. Mercado mundial, imperialismo e luta de classes

 

Chamada de trabalhos

 

O colóquio vai admitir apenas a inscrição de mesas coordenadas com temas sugeridos nos limites definidos pelos eixos temáticos do evento. Ou seja, a chamada de trabalhos é, na verdade, uma chamada para mesas coordenadas de trabalhos (e não para trabalhos singulares, enviados por seus autores). As mesas deverão ser formadas por 3 ou 4 trabalhos e indicar um coordenador (entre os participantes).

 

A submissão das mesas coordenadas exigirá o envio do resumo de cada trabalho (até 250 palavras), de uma ementa da mesa coordenada (até 250 palavras) e dos comprovantes de pagamento da taxa de inscrição. Mais detalhes referentes aos procedimentos de inscrição e à programação do evento serão divulgados em breve AQUI.

 

Data para entrega dos trabalhos completos

 

Os trabalhos das mesas coordenadas aprovados no evento devem ser entregues até o dia 06 de julho de 2015.

 

Idiomas do evento

 

Inglês, português e espanhol.

 

volta